Black Friday no varejo: 3 Principais pontos de atenção

29 de novembro de 2019 Blog, Varejo
Black Friday no Varejo

A 9ª edição da sexta-feira no Brasil já está chegando, e é essencial que os varejistas estejam preparados para atender a demanda e otimizar a segurança do ponto de vendas, sem deixar de lado o foco na experiência do cliente. Entenda a importância da Black Friday no varejo e como seu negócio pode alcançar grandes resultados de vendas!

Por que vale a pena investir na Black Friday?

A estratégia que teve início nos Estados Unidos já é copiada e disseminada no mundo todo, ganhando cada vez maior representatividade no índice de vendas em comércios de diferentes segmentos. Atualmente, o aumento das vendas de eletrônicos durante a Black Friday no varejo físico e online, por exemplo, é inclusive maior do que no período do Natal e qualquer outra data comemorativa.

Enquanto alguns veem este dado como uma grande oportunidade, outros questionam a influência desta campanha no resultado de vendas do fim do ano, já que muitos consumidores acabam adiantando os presentes e outras compras típicas do Natal e do Ano Novo na Black Friday.

Bem, apesar de diversas discussões e a proposta de mudança da Black Friday brasileira para o mês de setembro, este ano a campanha acontecerá como de costume, programada para a última sexta-feira de novembro (dia 29), e com uma expectativa de crescimento de vendas ainda maior que no ano passado.

Um dos principais motivos para esse aumento é a mudança de comportamento do consumidor brasileiro. Pesquisas apontam que 59% das pessoas estão poupando dinheiro ao longo do ano para as compras da Black Friday e, dessa forma, poupando o 13º salário para outras prioridades. Além disso, o estudo realizado pelo Google Brasil demonstrou que, pela primeira vez, as compras em lojas físicas e online nesta data devem se igualar.

Diante desse cenário, é importante que o varejista invista na adequação e no preparo de todo o negócio, de forma a acompanhar o ritmo do mercado e manter a competitividade. Além disso, é essencial aproveitar outras datas para promover o equilíbrio financeiro do negócio durante o ano todo. O segundo semestre sempre chega com grandes oportunidades de vendas, como o Dia do Cliente (15 de setembro) e o Dia das Crianças (12 de outubro), sem falar nas festas de fim de ano.

Black Friday no varejo: Como preparar o seu negócio?

1. Experiência de compra

Indiscutivelmente, o principal fator de decisão de compra na Black Friday é o preço. Mas não se resume a isso! O atendimento e uma boa experiência de compra são critérios essenciais para conquistar e fidelizar seus clientes.

Desde a fase de atração até o pós-venda, investir no relacionamento com o seu público é um cuidado indispensável para a imagem da sua marca e seus resultados de vendas. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Invista na divulgação de suas ofertas no ambiente online e offline. 98% dos consumidores pesquisam antes sobre os produtos que desejam comprar na Black Friday, e é importante que o seu público tenha contato com suas promoções e a sua marca neste momento;
  • Construa materiais atrativos de visual merchandising, sinalização e cenografia para o seu PDV, promovendo o destaque de suas ofertas e direcionando o consumidor durante as compras em sua loja;
  • Planeje suas ofertas com antecedência e elabore promoções que valham a pena tanto para o seu cliente como para a lucratividade do seu negócio. A expressão “Black Fraude” surgiu justamente pelo despreparo e a falta de transparência de muitos comércios nessa data;
  • A principal ação de marketing ocorre na sexta-feira, mas isso não significa que a sua marca não deva manter a comunicação e o relacionamento com seus clientes depois. Por isso, aproveite a oportunidade para ampliar sua base de contatos e desenvolver ações de marketing pós-venda e fidelização.

2. Organização

Não basta investir em atração, se não estiver verdadeiramente preparado para atender seus clientes, concorda? Assim, a infraestrutura do seu ponto de vendas, seu estoque e seu processo logístico devem ser ajustados para a demanda e o movimento esperados para a Black Friday.

Para evitar dores de cabeça nesse período, nossas dicas são:

  • Avalie se seu quadro de funcionários atual está adequado para suprir a demanda de atendimento nesta data, ou se é necessário realizar novas contratações;
  • Mantenha um estoque de segurança, especialmente de produtos com maior saída. O comparativo de suas vendas na Black Friday do ano anterior e outros períodos sazonais em suas vendas pode te ajudar nesse cálculo;
  • Prepare o seu PDV com foco na praticidade e organização para a exposição e experimentação de seus produtos. Ferramentas de reposição e organização de gôndolas, por exemplo, otimizam a disposição e o controle de itens no ponto de vendas;
  • A sinalização em seu ponto de vendas é importante não só para a atração do seu público-alvo como também para a organização do seu varejo, ajudando seus clientes a encontrarem o que buscam com facilidade e, automaticamente, otimizando o trabalho da sua equipe.

3. Segurança

Com o aumento da movimentação em seu ponto de vendas e a correria no atendimento, também é preciso aumentar a segurança do seu varejo. Existem diferentes equipamentos e ferramentas que contribuem com a prevenção de perdas em todos os tipos de comércio, reduzindo furtos, riscos de avarias e prejuízos!

Sistemas de controle e segurança para PDV, cadeados eletrônicos, antenas antifurtos e etiquetas digitais, por exemplo, são cada vez mais utilizados por varejistas para a proteção de produtos, sem prejudicar a experiência de compra do cliente.

Especialmente na categoria de eletrônicos e eletrodomésticos, que envolvem itens com alto valor agregado, investir nessas soluções é um cuidado essencial e que pode resultar na economia de milhões de reais com a redução de roubos e furtos.

E então, ficou alguma dúvida sobre os cuidados com a promoção da Black Friday no varejo?

ode contar com a nossa equipe para potencializar ainda mais seus resultados de venda neste ano! Somos especialistas em segurança, design e organização para a exposição de produtos, e estamos preparados para oferecer soluções personalizadas e completas para o seu ponto de vendas.

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